Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Solicite uma visita

Condições



Atendimento Online

Dicas

AUMENTE A AUTONOMIA DA BATERIA DO SEU NOTEBOOK


Hoje em dia, as modernas baterias de notebook, que utilizem células internas de íons de lítio, não mais apresentam o famoso “efeito memória”, presentes em equipamentos mais antigos. Porém, não estão livres de outros problemas que podem diminuir consideravelmente a autonomia do aparelho e o tempo em funcionamento desconectado da energia.

Este artigo tem o objetivo de explicar o procedimento de “condicionamento da bateria”, que traz benefícios tanto para baterias novas quanto baterias já com algum tempo de uso.

ORIGEM DO PROBLEMA: As baterias de notebook apresentam dois componentes internos principais: um conjunto de células armazenadoras de energia e um circuito controle da carga. Esse circuito é responsável pela segurança da bateria, pois realiza o monitoramento da voltagem e da corrente de carga ou descarga que está sendo submetida a bateria. Além disso, esse circuito é responsável por “informar” ao notebook qual é o nível de carga que a bateria se encontra, para que o mesmo entre em hibernação quando a carga estiver próxima do nível mínimo.

O PROBLEMA: Depois de algum tempo de uso, ou mesmo quando novas, as baterias não permanecem 100% calibradas, ou seja, não informam com exatidão ao notebook o nível de carga em que se encontram. Se a bateria informar carga a mais, o notebook vai continuar funcionando até que ocorra o esgotamento total, quando então a máquina desligará abruptamente e você perderá os dados não salvos. Se a bateria informar carga a menos, o notebook irá entrar em hibernação antes da hora, privando você de um maior tempo de utilização.

A RESOLUCAO: Para realizar a calibragem da bateria, para que a mesma informe ao aparelho precisamente o nível de carga em que deve ocorrer a hibernação ou o desligamento, deve ser realizada uma descarga absolutamente completa da mesma, seguida de uma recarga de 12 horas. O problema é que muitas vezes o notebook entrará em hibernação automaticamente e não permitirá que a bateria se descarregue por completo. Você liga o aparelho, ele reinicia, e alguns segundos depois o aparelho entra em hibernação, simulando que estivesse com a bateria fraca. Na verdade, a bateria está com carga ainda normal, mas o marcador da carga é que está descalibrado.

COMO FAZER NA PRÁTICA:

Vamos descrever, passo-a-passo, os procedimentos necessários para a realização da calibração. Foi tomado como base o sistema operacional Windows XP Profissional em português. Com alguma adaptação, esse roteiro é valido para qualquer sistema operacional.

1. Clique em INICIAR e abra o PAINEL DE CONTROLE
2. Abra a pasta OPÇÕES DE ENERGIA
3. Na aba ESQUEMAS DE ENERGIA, troque todas as opções para NUNCA.
4 . Entre na aba ALARMES
5 . Desative as duas caixas de seleção, que indicam o nível de carga em que o aparelho deve emitir avisos e/ou entrar em hibernação.
6 . Feche todos os programas.
7 . Desconecte o notebook da tomada.
8 . Deixe o aparelho descarregar a bateria completamente, até seu desligamento.
9 . Após o aparelho desligar, tente religar novamente, para certificar-se que não sobrou carga nenhuma na bateria.
10 . Certificado que a bateria encontra-se completamente esgotada, conecte o notebook na energia e realize uma carga prolongada, de pelo menos 12 horas com o aparelho desligado ou 24h se o aparelho permanecer ligado.
11. Entre nas opções de energia novamente (PAINEL DE CONTROLE-OPÇÕES DE ENERGIA), na aba ESQUEMAS DE ENERGIA e selecione PORTÁTIL/LAPTOP ou customize como desejar os itens expostos. Entre na aba ALARMES e marque novamente os avisos de carga baixa como você preferir. Um perfil comum é notificação de texto quando a bateria atingir 10% de carga e hibernação automática quando a bateria atingir 3% de carga.

Se não ocorrer nenhuma melhora na autonomia, é sinal que a sua bateria já atingiu o limite da vida útil.

A DUALL TECH estará à disposição para esclarecer outras dúvidas ou informações a respeito de funcionamento de suas baterias.

Entre em contato!!